Camisas Produtos

A Primeira Ordem Brasileira

Receber uma condecoração é uma honra e um ato de reconhecimento muito importante em toda a história. Dentre as condecorações mais importantes temos as Ordens, sejam elas nobiliárquicas, de cavalaria ou honoríficas. Uma Ordem nada mais é do que um prêmio em forma de medalha que visa reconhecer os méritos de um cidadão tornando-o parte de um seleto grupo de pessoas.

Compre Agora

Antes de 1822, no Brasil, Dom Pedro de Alcântara outorgava, como príncipe regente, as ordens honoríficas portuguesas de Avis, de Cristo e de Santiago da Espada. Após a independência, o então Imperador, tratou de nacionalizá-las. Todavia, Sua Majestade sentiu falta de uma Ordem genuinamente brasileira.

A Imperial Ordem do Cruzeiro foi criada logo após o surgimento do Brasil como nação independente, no dia 1º de dezembro de 1822, comemorando a aclamação, sagração e coroação de Dom Pedro I, o Libertador. Na camisa essa data é composta pelo 22 no lado direito do peito.

À esquerda: “Coroação de Dom Pedro I” (detalhe) – Jean-Baptiste Debret, 1828 (Acervo do Palácio do Itamaraty, Brasília) | À direita: Detalhe da Camisa

Durante muito tempo o Brasil foi conhecido como Terra de Santa Cruz, com o objetivo de refletir o sentido da propagação da fé. Posteriormente, denominavam “cruzeiro” as cruzes espalhadas por esta terra. A famosa constelação do Cruzeiro do Sul, presente no que se convém chamar de céu meridional, visível apenas no hemisfério sul do planeta, é o conjunto de estrelas em “cruz” que dá nome à Ordem.

Sua insígnia – bordada no lado esquerdo da camisa – era composta de uma estrela branca de cinco pontas bifurcadas terminada em esferas, colocada sobre uma guirlanda de ramos de café e fumo, pendente de uma coroa imperial. Ao centro, medalhão redondo azul-celeste, com uma cruz latina formada por dezenove estrelas brancas, circundado por uma orla azul-escuro com a legenda “BENEMERENTIUM PRÆMIUM”. A expressão em latim significa “Prêmio por Mérito”, e as estrelas, as dezenove províncias do império brasileiro.

Insignias da Ordem (Anverso e Reverso) (Acervo do Museu Imperial, Petrópolis)

Detalhe da Camisa

O medalhão reverso exibia a efígie de Dom Pedro I, e a legenda “PETRUS I – BRASILIÆ IMPERATOR”. A insígnia pendia de uma banda (faixa a tiracolo) ou fita azul-celeste, dependendo do grau.

À esquerda: Banda da Ordem | À direita: Dom Pedro II portando a banda. ( Pedro Américo, “Dom Pedro II na Abertura da Assembléia Geral” 1872) Ambos acervo do Museu Imperial, Petrópolis

Traje Majestático do Imperador com a Grã-Cruz da Ordem (Acervo do Museu Imperial, Petrópolis)

Em nossa camisa a banda do grau de grã-cruz é representada pela faixa diagonal presente. As cores branco e azul escuro da camisa, representam os esmaltes presentes na insígnia.

 

Vestir uma camisa na qual o símbolo foi ostentado com orgulho por grandes patriotas como Marques de Tamandaré, Duque de Caxias e Visconde do Rio Branco é uma grande honra. Sentimento que nos faz ter saudades de um tempo o qual não vivemos, pois somos desejosos de recuperar a glória de outrora.

Em nosso formoso céu, risonho e límpido, a imagem do Cruzeiro resplandece, e agora a figura dessa magnífica Ordem pode ser ostentada em seu peito.  Bordamos nele o que já deve estar bordado em seu espírito: o Amor pelo Brasil!

Compre Agora