Acessórios Produtos

O Símbolo Perene

A História da Esfera Armilar é traçado paralelamente com a colonização do Novo Mundo, como um instrumento de astronomia imprescindível à navegação. O objeto foi desenvolvido ao longo do tempo por vários povos da região do leste asiático, tendo os chineses já conhecido a Esfera Armilar por volta do século primeiro antes de Cristo, durante a Dinastia Han.

Compre Agora Dourado Compre Agora Prateado

A esfera armilar desse astrônomo chinês já possui as coordenada terrestres projetadas no firmamento. (Wikimedia)

O artefato é composto por um conjunto de armilas (anéis, braceletes ou argolas) articuladas que se movem separadamente, acrescido por uma banda diagonal mostrando o caminho do sol nos 365 dias no ano (ou Zodíaco), forma uma representação de um cosmos reduzido, chamado de Esfera Armilar.

Esfera Armilar de Antonio Santucci do século XVI. (Acervo do Museo Galileo, Itália)

A Esfera Armilar tornou-se um dos emblemas do rei de Portugal e Algarves D. Manuel I. Ela é um elemento importante no brasão de armas português desde o século XV. Durante a era das Grandes Navegações, o instrumento foi importante para Portugal, e pode ser entendido, inclusive, como um símbolo da tecnologia náutica dos portugueses que, durante muito tempo, foram líderes mundiais na conquista de territórios ultramarinos. A Esfera passou a estar presente nas bandeiras das várias colônias lusitanas, como o Brasil.

Ao elevar o Brasil à categoria de reino em 1815, unido a Portugal e Algarves, Dom João  – ainda como Príncipe regente e em nome de sua mãe a rainha Dona Maria II – incorpora oficialmente a Esfera Armilar de ouro sobre fundo azul como símbolo real. O Reino do Brasil passa a figurar no brasão de armas do Reino Unido sob o escudo de Portugal e Algarves.

Brasões do Reino Unido e do Brasil constantes no Decreto Real. (cópia colorida posteriormente)

A Esfera presente na Bandeira do Império do Brasil contou com uma alegoria já utilizada em moedas coloniais brasileiras desde o reinado de Pedro II de Portugal, cunhadas no século XVII. Consistia na união da Esfera a uma Cruz da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo – símbolo este estritamente ligado à história de Portugal e que representa a fé cristã e a evangelização além-mar. Esta cruz representava a Ordem religiosa e militar de mesmo nome e, por muito tempo, figurou nas velas e pavilhões do império português.

Moeda do Brasil cunhada em 1695 no reinado de D. Pedro II de Portugal – onde aparece representada a esfera armilar assente sobre a cruz da Ordem de Cristo.

A união destes dois símbolos foi utilizada nos primeiros rascunhos de uma bandeira desenhada por Jean-Baptiste Debret, a pedido do rei Dom João VI, em 1820. Muito semelhante à futura bandeira imperial, ostentava a esfera atravessada pela cruz, encimada pela coroa real, ladeada por ramos de cana-de-açúcar e café, tudo circundado por dezenove estrelas, sobre um losango de ouro em um campo de verde. Este projeto foi descoberto nos arquivos reais de Lisboa pelo historiador português Augusto de Lima Júnior em 1940. A hipótese mais aceita pelos historiadores é a de que esta bandeira seria utilizada como pavilhão pessoal do Príncipe Regente Dom Pedro de Alcântara.

O decreto imperial de 18 de setembro de 1822 oficializa a bandeira do Brasil independente. Descreve o Brasão Imperial com “(…) huma esphera armilar de ouro, atravessada por huma cruz de Ordem de Christo (…)”. Tal símbolo foi colocado dentro de um escudo verde, circundado por uma orla azul carregada por dezenove estrelas. Quando da coroação e aclamação do Imperador Dom Pedro II, foi confeccionada uma peça em prata com esta esfera atravessada pela cruz. Este objeto precioso foi posto ao lado do trono do Imperador durante a cerimônia.

Esfera Armilar em prata para a Coroação de Dom Pedro II. – 1841 – Fotografia de Dom João de Orleans e Bragança

Muitos conhecem esse símbolo apenas por causa da Bandeira do Império, mas, como demonstramos, a Esfera Armilar está ligada à História do nosso País desde o período colonial. Hoje em dia ela figura, mesmo que implicitamente, na bandeira republicana na forma do círculo estrelado visto por um observador situado fora da esfera celeste, tendo a faixa zodiacal representada pelo listel branco carregado com o lema republicano. Portanto, desde o Principado do Brasil até a atual república, a Esfera Armilar representa o Brasil em suas bandeiras.

Quem conhece a História da nossa Pátria sabe reconhecer o valor do simbolismo presente na Esfera Armilar. Vesti-lo é, por detalhe, mostrar a todos o apreço pelo nosso real passado. Essas abotoaduras lhe proporcionarão elegância e a chance de disseminar um pouco de História do Brasil e do mundo para seus parentes e amigos.

 

Compre Agora Dourado Compre Agora Prateado

 

Fontes:

Atelier Heráldico | Meteoropole Vexilologia.com.br

1 comentário

Clique para comentar